terça-feira, 8 de setembro de 2015


"Para entender isto, você tem que voltar ao que o irmão mais novo aqui se referiu como Negro da Casa e Negro do Campo - voltemos à escravidão. Havia dois tipos de negros. Havia o Negro da Casa e o Negro do Campo. O Negro da Casa era aquele que vivia na casa de seu senhor, vestia-se muito bem, comia bem porque comia de sua mesma comida, isto é, o que ele, o senhor, deixava. Eles viviam no sótão ou no porão, mas ainda assim viviam perto de seu senhor; e eles amavam o seu senhor mais do que seu senhor os amava. Eles dariam sua vida para salvar seu senhor mais ligeiro do que seu senhor o faria. O Negro da Casa, se o senhor dissesse: "Nós temos uma casa muito boa por aqui", o Negro da Casa diria, "sim, nós temos uma boa casa aqui." Qualquer coisa no qual seu senhor dissesse "nós", ele também diria "nós". Isto é o que chamamos de Negro da Casa.
Se a casa grande pegasse fogo, o negro da casa lutaria com mais ardor para apagar as chamas do que seu senhor o faria. Se seu senhor caísse doente, o negro da casa diria, "qual é o problema, chefe, estamos doentes?" Estamos doentes! ele se identificava de tal maneira com seu senhor do que seu senhor se identifica consigo mesmo. E se vocẽ fosse para a casa do negro da casa e dissesse, "vamos fugir, vamos escapar, vamos nos separar (dos brancos)", o negro da casa te olharia e diria, "Cara, você está louco! O que significa "separar?" Qual lugar é melhor do que esta casa aqui? Onde eu poderia me vestir melhor do que aqui? Onde nós comeríamos mehor do que aqui?" Este era o negro da casa. Naqueles tempos, ele era chamado de "preto de casa." E é como nós o chamamos ainda hoje, porque ainda há muitos pretos da casa por aí.
O moderno negro da casa ama seu senhor. Ele quer viver perto dele. Ele paga três vezes mais caro por uma casa apenas para viver perto de seu senhor, e então se vangloria dizendo "sou o único negro aqui!", "sou o único negro em meu trabalho!", "sou o único negro na escola!". Vocẽ não é nada mais do que um negro da casa. E se alguém vier até você agora e dizer, "vamos nos separar," você diz a mesma coisa que um negro da casa dizia na plantação. "O que significa 'separar'? da América? do homem branco bondoso? onde você vai conseguir um emprego melhor do que os que nós temos aqui?" quer dizer, isto o que você diz. "Eu não larguei nada na África!", isto é o que você diz. Porque sim, você deixou seu cérebro na África.
Na mesma plantação, havia o Negro do Campo. O negro do campo - Estes eram a maioria. Havia sempre muito mais negros no campo do que negros na casa. O negro no campo passava o inferno. Ele comia restos. Na senzala eles comiam restos de porco. O negro do campo não possuía nada exceto as entranhas do porco. Eles chamam-lhes de "chittlins" nos dias de hoje. Nestes dias eles chamam-lhes como eles são: tripas. Isto é o que você é - um comedor de tripas. E alguns de vocês ainda são comedores de tripas.
O negro do campo era espancado de manhã até a noite. Ele vivia em uma cabana, em um barraco. Ele usava roupas velhas e gastas. Ele odiava seu senhor. Mas ele era inteligente. O negro da casa amava seu senhor. Mas aquele negro do campo, lembrem-se, eles eram a maioria, e eles odiavam seu senhor.Quando a casa grande pegava fogo, ele não tentava apagar as chamas; o negro do campo rezava para que aparecesse um vento, uma brisa. Quando o senhor ficava doente, o negro do campo rezava por sua morte. Se alguém viesse ao negro do campo e dissesse, "Vamos nos separar, vamos fugir," ele não dizia "onde nós vamos?" ele dizia, "qualquer lugar é melhor do que aqui.". Nós temos negros do campo na América hoje. Eu sou um negro do campo. As massas são negros do campo. Quando eles veem o cara da casa (casa branca) em apuros, você não ouve estes pequenos negros dizendo algo como "NOSSO GOVERNO está com problemas." Eles dizem, "O GOVERNO está com problemas." Imagine um negro: "Nosso governo"! Eu já cheguei a ouvir alguém dizer "nossos astronautas." Eles nem mesmo deixariam-no chegar perto de uma das bases de lançamento - e são "nossos astronautas!" "Nossas Forças Armadas!" - Este é um negro que está fora de seu juízo perfeito. Este negro está completamente fora de si.
Tal como os senhores de escravos daqueles tempos usavam Tomás (personagem da Cabana do Pai Tomás), isto é, o negro da casa, para manter os negros do campo pressionados, os mesmos antigos senhores de escravos de hoje possuem negros que não são nada mais do que modernos Pai Tomás, Pai Tomás do século 20, para manter você e eu pressionados, manter-nos sob controle, manter-nos passivos e pacíficos e não-violentos. Isto é o que o pai Tomás faz para te manter não-violento. É como quando vocẽ vai ao dentista, e o cara quer arrancar seu dente. Você certamente resistiria a ele quando sentisse dor. Então ele esguicha alguma coisa em seu dente chamada novocaína, para fazer você pensar que não estão fazendo nada com você. Então você se senta lá e, por causa da novocaína em seu dente, você sofre em paz. O sangue jorra de seu dente, e você não sabe o que está acontecendo. Porque alguém ensinou você a sofrer - Em paz."

Mensagem à Grassroots, Malcom X, 10 de novembro de 1963.

contador de visitas